Ana Liz Ferreira Bastos é graduada em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em zootecnia e doutora em Ciência Animal na área de Epidemiologia pela mesma universidade. É pós-doutora pela Universidade Federal de Ouro Preto, na qual foi membro da Comissão de Ética no uso de Animais (CEUA-UFOP).

Trabalhou como autônoma na área de clínica veterinária de cães e gatos. Foi coordenadora Técnica da Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura Municipal de Itabirito, onde implantou o Centro de Controle de Animais e estratégias de manejo populacional de cães e gatos.

É membro da diretoria do instituto Técnico de Educação e Controle Animal – ITEC e consultora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.   É coordenadora geral da Brigada Animal Minas Gerais com a qual atuou na assistência aos animais vítimas do rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco em Mariana, MG e da barragem de Córrego do Feijão da mineradora Vale em Brumadinho, MG. Atualmente é conselheira titular do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, membro da Comissão de Medicina Veterinária Legal e presidente da comissão de Bem-estar Animal do mesmo conselho. Trabalha como perita Veterinária designada e como colabora técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (CEDEF) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).